Foco Certo é o que Diferencia os Melhores Vendedores dos Medianos


19 Nov
19Nov


Drª Teresa Aubele, renomada neurocientista americana e autora de diversos best-sellers, incluindo o livro Mentes Milionárias, mostra por meio de pesquisas que o cérebro pode ser treinado, e você pode ativar áreas de seu cérebro que ajudarão a alcançar suas metas e desejos.

Ela diz ainda que “Todos os pensamentos liberam substancias químicas no cérebro. 

Concentrar-se em pensamentos negativos efetivamente enfraquece o cérebro, reduz seu vigor e também o seu ritmo. No polo oposto, ter pensamentos positivos, felizes, esperançosos, otimistas e alegres diminui o nível de cortisona e produz serotonina, que, além de bem-estar, ativa o sistema imunológico”.

Indo um pouquinho mais fundo nessa introdução, sem qualquer motivação religiosa, cito aqui uma passagem bíblica, livro provérbios: “Assim como tu pensas, tu és”.

De 0 a 100%, responda para mim:

O quanto você tem pensamentos pessimistas?

O quanto você tem de pensamentos otimistas?

O quanto você tem pensamento de escassez e limitantes?

O quanto você tem pensamentos prósperos?

Paulo Vieira, Master Coach e PHD, durante o seminário Método CIS, melhor curso que já fiz em toda minha vida, diz que: “Foco é a capacidade de aproveitar a energia já disponível ao seu redor, convergi-la para um único ponto e produzir resultados grandiosos”.


Passado, presente e futuro.

O passado nos trouxe até aqui. Tudo que fizemos ou deixamos de fazer e tudo que nos aconteceu resultou em nossa vida hoje. 

Não adianta, não se volta ao passado. Não se muda o passado. Simplesmente, está escrito. Passado é lembrança. Passado é memória, e felizmente ou não, essas lembranças ou são boas ou são ruins.

O Presente, é o aqui. Agora. Tudo que a gente fizer ou deixar de fazer hoje, lá na frente será um novo passado, sem volta. E obviamente, são suas ações de hoje que moldarão o seu futuro.

E o futuro está em nossas mentes. Em forma de sonhos, desejos, metas, objetivos.

Não tem jeito. Voltar ao passado somente em pensamento. Visitar o futuro somente em pensamento. Mas já o presente é realidade. O presente é Luz, câmera e ação. O cronômetro já disparou.

Você é o tipo de pessoa que vive nas lembranças do passado, vive pensando no futuro ou vive a maior parte do tempo no presente? 

Já parou para pensar nisso?

Depressão: pessoas que ficam 80% do tempo focado no passado. Com o que lhe aconteceu. Com o que fez ou deixou de fazer.

Ansiedade: pessoas que ficam maior parte do tempo focadas no futuro e a segunda maior parte do tempo focadas no que fez ou não no passado.

Estresse: Pessoas que vivem o tempo todo no aqui e agora. Não aprendeu nada com os erros do passado e não fazem ideia do que será sua vida daqui 1, 2 ou 5 anos, afinal, não pensa no futuro. Não tem metas nem objetivos definidos.

E como podemos definir as pessoas que passam a maior parte do tempo aqui no presente, digamos 60% do tempo pensando e agindo no presente, 10% do tempo pensando no passado, em nossas memórias, erros e acertos, e 30% do tempo pensando no futuro, pensando onde quer chegar, pensando nos seus sonhos e desejos?

Sucesso: pessoas que passam 10% do tempo lembrando e aprendendo com o passado, 60% do tempo agindo no presente e 30% do tempo desenhando suas metas e objetivos.

O tempo é igual para todos. Todos nós temos as mesmas 24 horas e os mesmos 30 dias mensalmente.

Então, por que algumas pessoas fazem muito mais que outras?

Ou melhor, por que algumas pessoas constroem uma bela vida próspera em 2, 5, 10 anos e outras passam o mesmo período de tempo trabalhando, trabalhando e ficam com a conta bancária sempre vazia e não tem sequer tempo para ver ou brincar com os filhos?

Muitos preferem dizer que é sorte ou que não teve oportunidade de estudar e tal. Ok. Não estou aqui para discordar e gerar discussão, mas prefiro acreditar que sorte, vontade, competência, determinação e conhecimento, além do poder do foco certo, caminham lado a lado, de mãos dadas.

Quando você usar o seu foco e sua energia de maneira correta, em harmonia com seus valores e metas, pode ter certeza que tudo passa a acontecer em sua vida.

Quando eu atuava como vendedor de uma grande empresa de telefonia móvel, além de ser o campeão de vendas em quase todos os meses, em menos de 8 meses de contratado fui promovido a gerente júnior, mais uns 5 meses depois fui a gerente pleno. Praticamente um ano após iniciar como vendedor fui promovido duas vezes e me tornei gerente de uma equipe de 42 vendedores. 24 anos de idade, gerente de 42 pessoas de 18 a 40 anos, e alguns já com alguns anos de experiência na mesma empresa.

Por que eu?

Eu levava 1h30 para ir e 1h30 para voltar diariamente para o trabalho. Durante esse tempo ocioso, eu simplesmente devorei todas as apostilas sobre os sistemas de habilitação de linhas, sobre as dezenas de modelos de celular e sobre o sistema de vendas (programa SAP,  sem mouse :(  ). Naquela época a tecnologia acessível nos celulares era o jogo da cobrinha.

Em 2 meses de empresa eu já ensinava alguns outros vendedores sobre os sistemas e sobre os celulares. Eu já estava voando. Quanto mais eu sabia e ajudava os outros, mais eu era reconhecido e maior era minha motivação em continuar me desenvolvendo.

Não deu outra. 2 promoções em praticamente 1 ano. Em todas empresas que passei sempre foi assim. Em uma delas cheguei a ser sócio coordenador após 4 anos, tendo entrado como assistente.

Isso tudo não foi fácil, mas o caminho foi exatamente esse: com paciência, determinação e total confiança em mim, concentrei todo meu foco e energia em um determinado ponto que me levaria de encontro às minhas metas. 

Eu simplesmente analisava o que meus superiores faziam e estudava e me dedicava feito louco para ser igual a eles. Minha dedicação era tão grande que eu acabava sendo, digamos, um profissional mais completo que eles.

Estudei loucamente sobre vendas. Estudei loucamente sobre comportamento. PNL, oratória, dei treinamentos, assisti centenas de vídeos e já li centenas de livros. Foquei fielmente no que iria me levar a um nível acima. Me dediquei ao máximo para ser a minha melhor versão por onde passei.

Nunca tive o objetivo de ser melhor que ninguém, muito menos o pensamento de não fazer algo porque "não sou pago para isso". Simplesmente pensei como poderia ser meu futuro se eu me dedicasse hoje, aqui e agora, sem olhar para trás.

É isso! Esse é o segredo do foco certo. 

Defina, a partir de quem você é e o que você faz, quem você quer ser e onde você quer chegar.

Quem você é hoje?

Como está sua vida e sua conta bancária hoje?

Quem você quer ser?

Onde você quer chegar?

Grandíssimo abraço e sem desculpas, #VamosVender hein!


Leandro Figueiras

Treinador de Equipes Comerciais

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.